Dicas do Gato Sabido

O que é ebook?

Livro digital ou livro eletrônico, e-book é um livro com texto em formato digital com o mesmo conteúdo encontrado nos livros impressos de maneira convencional. E-books podem ser lidos em equipamentos eletrônicos como computadores, PDAs ou até mesmo celulares que suportem esse recurso. Vários tipos de formatos de e-books estão disponíveis no mercado, com inúmeras maneiras de acessá-los.

O que é ereader?

Um "ereader" ("electronic reader" ou leitor eletrônico) é um aparelho no qual você pode ler ebooks. A maioria dos leitores utiliza os mesmos formatos de ebooks, possibilitando a compra em diferentes lojas online. No entanto, é necessário verificar qual é o tipo de formato correto para seu aparelho. A Gato Sabido trabalha com PDF e EPUB com DRM.

• Quais são os formatos disponíveis na Gato Sabido?
• Na Gato Sabido você pode adquirir os livros em 2 formatos: PDF ou E-Pub.

PDF:

Criado pela Adobe Systems e aperfeiçoado durante os últimos 15 anos, o formato Portable Document Format (PDF) permite capturar e visualizar informações consistentes - a partir de quase todo aplicativo ou sistema operacional - e compartilhá-las praticamente com qualquer pessoa, em qualquer lugar. Pessoas, empresas e órgãos governamentais ao redor do mundo confiam e contam com o formato PDF para comunicar suas idéias e seus pontos de vista.

O PDF é agora um padrão aberto formal, conhecido como ISO 32000. Mantida pela Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), o padrão ISO 32000 continuará a ser desenvolvido com o objetivo de proteger a integridade e a longevidade do formato PDF, proporcionando um padrão aberto para mais de um bilhão de arquivos PDF existentes atualmente.

E-PUB:

"electronic publication" ou publicação eletrônica) é um formato de e-book considerado como padrão pelo IDPF ("International Digital Publishing Forum", Forum Internacional de Publicação Digital). E-Pub possui suporte para o DRM ("Digital Rights Management", Gestão de Direitos Digitais).

Atualmente o formato pode ser lido através das seguintes plataformas: Sony Reader, BeBook, Adobe Digital Editions, Lexcycle Stanza, BookGlutton, AZARDI, WordPlayer no Android e no Mozilla Firefox add-on OpenBerg Lector.

O que é DRM ?


Gestão de Direitos Digitais (DRM) é o termo utilizado para descrever as limitações colocadas em arquivos digitais por vários provedores de conteúdo. Editoras escolhem distribuir ebooks protegidos com DRM para evitar a pirataria de conteúdo e garantir a proteção legal de direitos autorais de seus criadores.

http://www.gatosabido.com.br/e_book.php

Colaboração de Liz Boggiss